adsense

Posto Móvel - GNR Forum , Enciclopedia e Conversação

Boas!

Está a ser desenvolvido um Posto Móvel para militares da GNR - Guarda Nacional Republicana, não-oficial, mas também acessível a civis.

A Página é um portal de apoio policial, que dispõe de um Posto Móvel, com informações e procedimentos a ter nas diversas situações, compilação detalhada de direitos, entre outras informações.

Dispõe para apoio da criação do Posto Móvel, um GNR Fórum, Enciclopédia e uma sala de conversação.

O registo como tudo o resto é gratuito, é de fácil acesso e interactiva.

Os endereços para elas são:
Posto Móvel: www.Postomovel.net
GNR Fórum: www.PostoMovel.net/forum (não oficial GNR)

Finalmente colocado

01 de Junho de 2009
Finalmente colocado...

Se alguém perde tempo a ler o que escrevo.. as minhas desculpas pois tenho andado distraído.

Finalmente, as colocações tão aguardadas chegaram por fax!

Não esquecendo os pormenores de que nada esta bem feito até ser corrigido, e foi o que aconteceu, militares colocados hoje para se apresentarem na segunda feira... e no dia seguinte, nova lista...
Para compensar o tempo que as listas estiveram por sair, lançaram duas assim seguidinhas.. ora.. que não se diga que podem demorar mas quando dão.. é a valer!

Pois bem, alguns camaradas que escolheram GTer Lisboa tiveram de sair devido as vagas que haviam para o UI terem sido retiradas (de 65 ficaram apenas 4), ou seja, a causa da nova lista foi esta... alguns hoje a saber que vão para lisboa.. amanha a saber que vão para o algarve!

Eu felizmente fiquei na primeira colocação CTer Lisboa e no posto que queria em segundo lugar.

De volta ao PTer

11 de Março de 2009
Apresentação no PTer

Após ter estado estes tempos sem nada fazer senão serviços de porta de armas e reforços...

no dia 09 fomos informado de manha que nos tinhamos de apresentar antes de almoço numa unidade, mas não dava tempo e fui depois de almoço, SEM GUIA DE MARCHA..

Lá ficamos a espera de saber mais informações.. e fomos recomendados a fazer as camas porque só no dia seguinte se saberia algo, entretanto ficamos colocados nas devidas secções com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do tempo civil e militar.

No dia seguinte, novas novidades surgiam que teriamos de ir pros postos onde se esteve a estagiar.. demorou e as guias de marcha demoravam a chegar.. fomos indicados para estar no dia seguinte nos postos, e lá fomos nós SEM GUIA DE MARCHA.

Cheguei ao posto de manha e entrei as 17h até as 01h, depois das 09h as 17h e é já agora das 00h as 08h.

O amanha alguem dirá, pelo menos gosto do posto, das pessoas e da localidade.
As colocações para quando? ninguem sabe

Apresentação no Esquadrão

06 de Fevereiro de 2009
Apresentação no Esquadrão.

Tal como indicado, apresentamo-nos nesta data e tudo estaria bem, caso não fosse a surpresa de nos verem na secretaria e indicarem que apenas nos deveriamos ter apresentado na segunda feira, dia 09.

Mais uma apresentação em vão, mas esperemos para ver o que segunda feira nos trará de novidade.
O certo é que já foi indicado estarmos de serviço no dia em que nos iremos apresentar.
Será isto de alguma forma legal?

Do que me recordo só passado 7 dias após a apresentação é que se poderia integrar nas escalas de serviço.
Mas com as novas alterações já nem sei ...

Segunda cá estarei.

Apresentação no Esquadrão de Comando

Dia 02 de Fevereiro de 2009.
Apresentação no Esquadrão de Comando.

Segunda feira, as 08h lá se estava no esquadrão para ir buscar a guia de marcha, esperou-se até as 09h30 e lá se recebeu.

Seguimos caminho para o esquadrão de comando e foi dito para esperar até as 11h.

Entre conversa, perguntamos pelos restantes camaradas dos outros esquadrões, de um lado ninguem reprovou do outro.. os que reprovaram tiveram direito aos 5 dias que nós não. Falamos com quem de direito que nos aguardava e indicou para voltar-mos as 14h.

Após almoçar lá estavamos presentes, aguardamos e vemos esse superior a andar de uma secção para outra, passado um bocado lá nos chamaram.

Entramos para a sala e recebemos boas noticias, esse superior andava a verificar a nossa situação e a descrepancia entre esquadrões e concedeu-nos, por força de um despacho de um General, escrito em 1993, que quem estivesse num curso superior a 2 meses teria direito a 5 dias seguidos.
Não referia com ou sem aproveitamento, e por ai, concedeu-nos o direito aos 5 dias, melhorando ainda, como este dia de segunda feira tinha sido perdido, não servia para as contagens, tendo nós de nos apresentar na sexta feira.

Felizmente um oficial superior preocupou-se com a classe de praças e indicou que tinhamos direito, algo que um sargento (vindo da classe de praças) nos negou.

Agora.. resta esperar até a apresentação na sexta feira e logo indicarei como ficou o desenrolar desta situação.

para onde irei e fazer o que? ainda é incognita!

Final do 22º CEC

Dia 30 de Janeiro de 2009.

Acabou o 22º CEC, e como era de esperar, não o conclui com sucesso devido ao excesso de faltas.
Algo que seria perfeitamente compreensivel, devido a eu estar apenas meio-pronto a partir do inicio de janeiro e me indicarem que já não valeria a pena por ter pouco tempo..
seria compreensivel, se não houvesse casos identicos e que em apenas duas semanas do fim, conseguirem a proeza de noutros locais a cumprir o mesmo 22º CEC passarem o curso com apenas duas semanas do fim.

De qualquer forma, pedi para assistir a cerimonia dos meus camaradas .. o que me foi negado pelos superiores hierarquicos com a resposta de "voce não vai e fica cá a fazer as coisas normais do dia a dia".
mas aquele dia era um dia normal? ou um dia de festejo e de alegria pelos camaradas terem concluido com esforço e merito o curso que frequentaram?

Por vezes não se compreende onde está o valor das coisas, até porque foram mais que reprovaram e levaram com as mesmas respostas.. e lá ficamos a parte da manha.

Á tarde começaram a chegar e depois do material entregue, fomos para a sala de aula preencher um passaporte para serem concedidos os 5 dias atribuidos a quem frequenta um curso.

Lá teriamos de nos apresentar na quinta feira, senão fosse que um dos sargentos de pelotão a indicar que não teriamos direito a esses dias porque não passamos o curso e teriamos de nos apresentar segunda feira no esquadrão para levantar guia de marcha e depois seguir para o esquadrão de comando.

e agora qual será a minha situação pós curso reprovado?

Tribunal de Alcobaça

Dia 8 de Janeiro de 2009.
Presente em Tribunal de Alcobaça.

Fui testemunha de um processo, derivado a um condutor ter sido detectado a conduzir sob a influencia de alcool, ultrapassando a taxa crime.

O primeiro contacto telefonico, fui informado que teria de estar presente dia 26 de Janeiro, contacto recebido em Dezembro.

Contactado por Carta Registada com Aviso de Recepção a informar para estar presente dia 12 de Janeiro.

Um graduado de curso, interrogou-me da situação e foi averiguar e eu teria de estar presente dia 8 de Janeiro, as 11h.

Nenhum abono por conta do estado para deslocação de Lisboa a Alcobaça.
Após entrega de guia de marcha, interroguei sobre como seria paga a despesa da desclocação.. o mesmo me foi informado que teria de ter sido 5 dias antes da deslocação para ser abonado...

Sem qualquer informação de que seria desta forma, agi como o procedimento que tinha no exército.. que apenas depois de ir e vir, entregava a Guia de Marcha e as despesas inerentes e ainda algo extra-ordinario se caso fosse.

Neste caso seria pago por uma suposta quantia, sem exactidão da despesa real efectuada.

Creio que a situação me foi clara.. e que não serei abonado de qualquer coisa.

Certamente que estas situações já aconteceram a mais camaradas... e como impedir que estas situações se repitam?

SÓ É PRECISO INFORMAR, não deveria ser uma obrigação moral de quem sabe?
Talvez seja eu que ainda mantenho a útopica ideia de camaradagem, honra e verdade.

Caso algo mude.. eu informo aqui para futuro registo!